Connectivity SD-WAN

Cada uma das diferentes tecnologias de comunicação WAN se desenvolveu ao longo do tempo, privilegiando uma caraterística específica: velocidade, custo, segurança ou disponibilidade.

Como resultado, as redes corporativas são, atualmente, uma mistura complexa de diferentes tecnologias de acesso. É comum encontrar, numa mesma empresa, links MPLS, IP dedicado e banda larga, muitas vezes cada um deles duplicado ou triplicado entre diferentes operadoras, para atender a exigentes requisitos de redundância.

A baixa eficiência destas arquiteturas é indiscutível. Links sem nenhum tráfego, apenas para estarem disponíveis numa situação de contingência, ao mesmo tempo em que a experiência do usuário é prejudicada por outros acessos que já atingiram o limite de sua capacidade, geram compreensível indignação nos gestores. A falta de visibilidade do que está consumindo seus recursos é um elemento adicional a complicar qualquer tipo de planejamento visando a otimização da infraestrutura.

Anos atrás, este cenário de desperdício era o grande problema no mundo dos servidores, com memória e capacidade de processamento ociosos em uma máquina, enquanto outra sofria com as CPUs rodando no máximo da sua capacidade e frequentes swaps em disco tentavam contornar a falta de RAM.

No mundo dos servidores, esta questão foi resolvida com a virtualização. Agora, esta mesma solução está disponível para resolver os dilemas das WAN.

As tecnologias de SD-WAN isolam as variadas e complexas tecnologias de comunicação através de uma camada de abstração, transformando a gestão numa simples escolha de parâmetros de negócio, em que se definem as prioridades e criticidades de cada tipo de aplicação, deixando as escolhas de rota, priorização de tráfego, mecanismos de contingência,  criptografia e quaisquer outros serem coordenadas por uma inteligência central automatizada.

 

Os resultados obtidos pela adoção do SD-WAN são inúmeros:

 

  • > Redução imediata de OPEX
  • > Aumento da disponibilidade geral
  • > Visibilidade total do que acontece na infraestrutura
  • > Melhora significativa na experiência do usuário
  • > Segurança reforçada
  • > Agilidade na implantação de novos serviços